O Processo Seletivo

O exame de seleção constará das etapas a seguir:

a) Prova escrita versando sobre o tema “Dinâmica Demográfica”, baseada na bibliografia que consta no edital. Esta etapa tem caráter eliminatório e classificatório.

b) Prova escrita de compreensão / tradução de texto de literatura técnica ou científica em língua inglesa, sem uso de dicionário, etapa de caráter exclusivamente eliminatório (para os candidatos que não apresentarem comprovante de conhecimento de língua inglesa ou não tiverem os comprovantes apresentados aprovados pela Banca de Seleção). Para ser aprovado o candidato deverá obter, pelo menos, 60% (sessenta por cento) dos pontos.

c) Análise do plano de trabalho, etapa de caráter eliminatório e classificatório. Os planos de trabalho serão pontuados considerando: o texto introdutório, relevância do tema, pertinência com as linhas de pesquisa desenvolvidas no CEDEPLAR.

d) Análise do curriculum vitae e histórico escolar da graduação, etapa de caráter eliminatório e classificatório.

Os detalhes sobre a escala de aprovação para cada uma destas etapas, para candidatos de mestrado ou doutorado, constam no Edital de Seleção.

Atenção: Estas informações servem de apoio e esclarecimento dos procedimentos de seleção definidos no Edital  de seleção.
Em caso de eventuais divergências, prevalece o que está regulamentado no Edital.