Víctor Arocena Canazas - Peru

serafimFui aluno da turma de mestrado em economia do CEDEPLAR em 1986. Eu já era formado em Economia na Universidade Nacional de San Agustín no Peru e trabalhava havia bastante tempo na área econômico- social no Instituto Nacional de Planejamento, mas sempre tinha mantido interesse em temas populacionais além dos econômicos.

O mestrado em economia no CEDEPLAR certamente foi o segundo e crucial passo em termos de oportunidades acadêmicas e profissionais. Como a maioria de meus colegas, que entraram no mestrado, eu tinha algumas inseguranças quanto a áreas de concentração e o que faria depois de me formar, dado o grande leque de opções. Leia Mais>

Contudo, ao longo do mestrado descobri que a área de concentração de Demografia Econômica poderia constituir uma importante vantagem e continuidade no meu desenvolvimento profissional.

Em 1986 voltei para o Peru e o novo Governo considerou prioritária a implementação de uma política de população coerente com os esforços de planejamento de longo prazo. Para tal, constituiu, no Instituto Nacional de Planejamento, a Direção de População, encarregada de formular e coordenar a política de população. Fui seu primeiro Diretor até 1992, data em que dissolveu-se o Instituto Nacional de Planejamento (INP) e transferidas as funções de população para o novo Ministério da Mulher e Desenvolvimento Social. Neste período se implementou a política de população e os primeiros programas de população, os quais constituíram as bases para a implementação da política de população da primeira década do século XXI.

Entre 1992 trabalhei na área social do Ministério da Presidência (MIPRE) até 2003, data em que decidi tentar o Doutorado em Demografia no CEDEPLAR (com foco em componentes da dinâmica demográfica). Da mesma forma que no mestrado, gostei muito de meu tempo lá; foi complementar a minha experiência profissional no INP e MIPRE e acadêmica no mestrado e tive a oportunidade de me aprofundar no que mais me interessava. Foi no Doutorado do CEDEPLAR que percebi que a continuidade da implementação da política de população (agora a nível sub-nacional) no Peru precisa, entre outros, incorporar a temática demográfica na agenda política e institucional do país e dispor de recursos humanos formados nas diferentes áreas da demografia e a população.

Em 2004, com o apoio técnico-acadêmico do CEDEPLAR e apoio financeiro do Fundo de População das Nações Unidas – Oficina Lima, se iniciou na Universidade Peruana Cayetano Heredia (UPCH) o Programa Integrado de Pós graduação em Demografía e População (PROMADEP) com três níveis acadêmicos: diplomatura em demografia, especialização em análise demográfica e mestrado em demografia e população.

Em resumo, o doutorado contribuiu significativamente na minha formação profissional ao ampliar minhas perspectivas profissionais, entre outras, na prática docente de ensino superior. Profissionalmente esta contribuição se materializou com o convite em 2004, até hoje, para assumir a coordenação acadêmica do PROMADEP devido principalmente a minha formação acadêmica num Programa de Pós-Graduação consistente e reconhecidamente idôneo como o CEDEPLAR.

Víctor Arocena Canazas - Peru

Título de Doutor em Demografia em 2002.

Professor e Coordenador o Curso de pós graduação em População de Universidade Peruana Cayetano Heredia.