José Lópes Teixeira Ribeiro - Angola

· joseMinha experiência como aluno no CEDEPLAR poderia ser subdividida em 4 momentos importantes:

· primeiro como aluno do Mestrado em Demografia entre 1989 e 1992. Para mim foi importante que o mestrado não fosse feito de forma corrida porque como eu nunca tinha tido qualquer contacto com a área de Demografia, esse tempo ajudou-me a concluir os creditos exigidos (32) com a tranquilidade necessaria para aprofundar os meus conhecimentos e adaptar-me as exigências de um curso de pós-graduação.Leia Mais>

Terminados os creditos, fiquei a trabalhar na minha dissertação sobre o tema “População e Planejamento Educacional em Angola”. Tive o prazer de ter como orientador o Professor Eduardo Rios Neto e como co-orientador o professor José Alberto Magno de Carvalho. Depois de defendida a dissertação regressei a Angola em 1992, ano de eleição no país. Infelizmente a situação politico militar naquele país agravou-se após as eleições.

· segundo momento da minha relação com o CEDEPLAR começou no ano de 1993 com o programa de Doutorado. Gostaria de ressaltar que este momento ficou marcado por um enorme senso de humanismo, em que a Instituição, professores e trabalhadores em geral do CEDEPLAR tudo fizeram para apoiar na minha estabilização emocional e de minha familia que devido ao agravamento do conflito armado em Angola exigiu a sua movimentação para o Brasil. A tese de Doutorado sob o tema “Migração de retorno: o caso do Nordeste Brasileiro 1980-1991” foi elaborada sob a orientação do meu grande mestre e conselheiro professor José Alberto Magno de Carvalho e a co-orientação da professora Laura Wong. A mesma foi defendida em meados de 1997.

· Durante a fase de elaboração da tese de Doutorado, iniciaria o terceiro momento no CEDEPLAR com a minha integração em actividades de pesquisa/ensino primeiro com o Professor Eduardo Rios Neto na area de mercado de trabalho e mais tarde na area de migrações internas com o professor José Alberto Magno de Carvalho e Diana Sawer no PRONEX. Depois da defesa de tese, candidatei-me a uma bolsa de Recem-Doutor financiada pelo CNPQ, de que me beneficie até regressar a Angola em Novembro de 1998.

· A partir daí iniciou um quarto momento não mais como aluno mas como profissional que sempre que possivel procura estabelecer e buscar parcerias mais firmes e estaveis com a Instituição, que espero venham a melhorar no futuro.

· Alguns pontos a salientar na minha passagem pelo CEDEPLAR:

· O CEDEPLAR é uma Instituição de grande prestigio no ensino da Demografia no Brasil, na America Latina e no Mundo. Nos meios profissionais por onde passei e falei do CEDEPLAR, sempre notei um grande respeito pela Instituição.

· Como ex aluno tenho o prazer de dizer que tive todas as condições para desenvolver os programas de Mestrado e Doutorado em Demografia com excelência. Pude contar com excelentes professores, biblioteca, suporte informatico, bases de dados, etc., que na altura poucos centros ofereciam.

· Os Professores e funcionarios tinham uma capacidade extraordinaria de tornar o local de trabalho como um local bom de se estar. Existia uma camaradagem incrivel entre todos e não sentia barreiras entre professores alunos e funcionarios!

Percebo que por me ter sentido tão bem durante tantos anos no CEDEPLAR, considero o Brasil como minha segunda pátria.

José Lópes Teixeira Ribeiro - Angola

· Doutor em Demografia pelo Cedeplar em 1997

· Oficial de Programa de UNFPA - Angola (2010)