Julio Alfredo Racchumi Romero - Peru

julioTer estudado Demografia no CEDEPLAR/FACE/UFMG foi mais do que abrir novas portas para um mundo algo desconhecido, mas também conhecer um novo rumo da minha vida profissional e pessoal.

Os Estudos de Demografia representaram para min dois grandes legados, em primeiro lugar, a oportunidade de conhecer e interagir com um mundo algo desconhecido para mim, o mundo da pesquisa da dinâmica populacional humana. Leia Mais>

Assim, a Demografia me permitiu relacionar os conhecimentos estatísticos adquiridos na graduação e na experiência profissional no Peru, com o conjunto de dimensões, estrutura e distribuição das diversas populações humanas que engloba a demografia. Em segundo lugar, estes estudos trouxeram para minha vida uma bagagem cultural e social que não tem preço, e somente quem passa por essa experiência pode mensurar a importância disso na vida.

Contudo, a experiência do curso de DEMOGRAFIA no CEDEPLAR contribuiu muito para a minha formação e atuação profissional. Além das aulas teóricas com excelentes professores do departamento, aprendei muito com a participação nos eventos, realizados no curso e também com a participação em alguns projetos, me valendo de diferentes unidades de informação, docentes, pessoal administrativos e todo o pessoal que sempre esteve disponível para apoiar nos estudos e pesquisas. Não posso esquecer que o Curso de Demografia do CEDEPLAR/FACE/UFMG também me proporcionara a infra-estrutura que está de acorde com os níveis de todo estudante, docente e pesquisador que atua nela.

Finalmente, diversos saberes e experiências foram conseguidos no curso, porque me permitiu entrar em contato com áreas dos estudos das ciências sociais, entre eles destaco minha participação, ainda como aluno, na Pesquisa da Avaliação do Bolsa Família (ABF), trabalho que abriu as portas para minha atual atuação como pesquisador nas área da demografia, e me preparando para atingir novas metas e objetivos pessoais e profissionais.

Julio Alfredo Racchumi Romero - Peru

Doutor de Demografia pelo Cedeplar em 2008