Seleção Via CAPES (Convênio PEC/PG)

Os candidatos estrangeiros podem, também, se candidatar ao Curso de Pós-graduação em Demografia do Cedeplar/ UFMG (mestrado e doutorado) por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação do Brasil (Convênio PEC/PG-CAPES), válido para países integrantes deste convênio. Para acessar a lista de países participantes, clique aqui.

O edital para candidaturas ao doutorado está disponível em: 

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_042_PEC_PG_2012.pdf

O edital para candidaturas ao mestrado está disponível em: 

http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PG/Chamada_PEC-PG_2012_CNPq.pdf

O Manual do PEC-PG, contendo informações sobre o Programa, está disponível em:

http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PG/manual_PEC-PG_2012.pdf


As embaixadas brasileiras em cada país costumam disponibilizar as informações necessárias para efetuar os pedidos de inscrição. Para obter uma lista dos endereços das embaixadas, clique aqui.

Para participar da seleção via PEC/PG-CAPES, o/a candidato/a deve apresentar uma Carta de Aceitação que o interessado deve solicitar ao Programa. Após cumpridas as exigências do Programa o Cedeplar outorgará a carta de aceitação.

As aulas são ministradas em português,mas alguns professores convidados costumam fazê-lo em espanhol e / ou inglês. É altamente aconselhável que candidatos estrangeiros, uma vez obtida a admissão à pós-graduação, se matriculem num curso de Português. Maiores informações aqui.

Importante - A data limite para submissão de pedidos on-line via convênios internacionais costuma variar. Verifique junto a CAPES, ao DCE/MRE e ao CNPQ as datas exatas.