Documentos Necessários

Para completar a inscrição é necessário preencher o formulário e anexar no formato eletrônico alguns documentos importantes. Abaixo há uma lista desses documentos comumente pedidos no momento da inscrição. Consulte o Edital para ter acesso a lista completa e atualizada.

1. Diploma de graduação ou de documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação antes de iniciar o de pós-graduação;
  2. Histórico escolar de graduação;
  3. Histórico escolar de pós-graduação, se houver;
  4. Curriculum vitae, preferencialmente o curriculum da plataforma Lattes. Deve-se incluir fotocópia de comprovação dos graus acadêmicos, produção acadêmica e experiência profissional. O envio de cópia de publicações, monografias, dissertações e similares produções intelectuais do candidato poderá ser solicitado.
  5. Cópia digitalizada dos seguintes documentos:

Candidato de nacionalidade brasileira:

• carteira de identidade,
  • certidão de nascimento,
  • CPF,
  • título eleitoral
  • certificado militar

Candidatos estrangeiros:

• passaporte (folha de identificação e folha com data e local de emissão e data de validade)
  1.  Plano de trabalho contendo:

7.1 Folha de rosto, que não conta como página, com o nome do candidato e área de interesse e linha de pesquisa na qual pretende desenvolver trabalho de tese ou dissertação. O plano não poderá conter nenhuma outra forma de identificação do candidato ao longo do texto, sob pena de sua desclassificação;

7.2 Texto introdutório explicitando: áreas temáticas de trabalho para a tese ou dissertação; experiência e interesse de pesquisa; interfaces com a Demografia. Este texto introdutório deve ter, no máximo, 5 (cinco) páginas.

7.3 O plano de trabalho deve conter também as seguintes especificações:

- Para o candidato ao Doutorado:
(i) título da pesquisa para trabalho de tese que pretende desenvolver
(ii), objetivos e justificativa
(iii) metodologia,
(iv) revisão bibliográfica sobre o assunto,
(v) cronograma,
(vi) referências bibliográficas

- Para o candidato ao Mestrado:
(i) título da pesquisa para trabalho de dissertação que pretende desenvolver;
(ii) objetivos, justificativa;
(iii) revisão bibliográfica sobre o assunto

O plano de trabalho deve ter formato A4, 1,5 cm de espaço, letra Arial 12, margens 2,5 cm. Não deve exceder dez (10) páginas no caso do Doutorado e oito (08) páginas no caso do Mestrado, além daquelas do texto introdutório.

8. Comprovante, se houver, de conhecimento de língua inglesa (servem, como comprovantes, atestados de conhecimento expedidos pelo CENEx/FALE/UFMG ou por outros cursos reconhecidos), Veja o Edital de Seleção para mais detalhes para os candidatos ao Doutorado. Os pedidos de inscrição só serão deferidos se a documentação estiver completa.

Importante: No ato da matrícula o interessado deverá apresentar os documentos originais. Se emitidos fora do Brasil, deverão estar validados pelos órgãos competentes.

Para informações específicas, entre em contato com a Secretaria de Ensino de Demografia: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Candidatos estrangeiros deverão contatar os correspondentes consulados brasileiros.

Atenção: Estas informações servem de apoio e esclarecimento dos procedimentos de seleção definidos no Edital de seleção.
Em caso de eventuais divergências, prevalece o que está regulamentado no Edital